Com o slogan "Vacinação para quem precisa de mais proteção. Um direito seu assegurado pelo SUS", começa nesta segunda-feira (25) e prossegue até dia 13 (sexta-feira) a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza para idosos. Este ano, o Ministério da Saúde vai ampliar a oferta da vacina para trabalhadores de saúde, crianças (entre seis meses e menores de dois anos), além de gestantes. A meta é vacinar 80% da população alvo que é de aproximadamente 375 mil pessoas.
O dia D da campanha acontece neste sábado (30) e para facilitar o acesso da população, a Prefeitura de Salvador disponibilizará cerca de 500 postos de vacinação. Durante a semana, a imunização será realizada nas próprias unidades de saúde, das 8h às 17h. Já no sábado, serão instalados postos de vacinação em locais de grande movimento, como shoppings, supermercados, escolas, associações, igrejas e creches. Também haverá vacinação volante, quando as equipes visitarão asilos e associações de aposentados.
As infecções respiratórias constituem um conjunto de doenças comumente relacionadas aos idosos e as crianças menores de dois anos, sendo o vírus da influenza um dos principais agentes etiológicos, responsável por 75% dessas infecções. As gestantes também fazem parte do grupo de risco. Dos casos confirmados para influenza A (H1N1) em 2009, o sexo feminino foi o mais acometido, representando 62% dos casos (497/801). Destes, 31,1% (118/336) eram gestantes e 67,6% (336/497) estavam na idade fértil, de 10 a 49 anos.
A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção.
Informações do Itapoan On Line